Ouvidoria

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​0800 644 6116

Ouvidoria da Neoenergia Distribuição Brasília é o canal oficial da companhia para atendimento de denúncias internas e externas. Além disso, é mais um canal para atender os nossos clientes e melhorarmos nossos serviços. Ela tem como objetivo registrar e tratar, da melhor forma, as sugestões, os elogios, as denúncias e as solicitações feitas por nossos clientes que não tenham encontrado solução nas tentativas anteriores. Confira abaixo mais detalhes antes de registrar sua manifestação.

 Accordion | TIPOS DE MANIFESTAÇÃO

​​ELOGIO: demonstração de satisfação, reconhecimento e apreço, por meio dos serviços recebidos ou atendimento de pessoas que participaram do processo.​

SUGESTÃO: manifestação que apresenta uma ideia ou proposta para o aprimoramento dos serviços realizados pela Neoenergia Distribuição Brasília, obedecendo as normas da ANEEL.

RECLAMAÇÃO: Manifestação de desagrado, crítica ou queixa de um serviço ou profissionais da Neoenergia Distribuição Brasília ou prestadores, considerado ineficiente, ineficaz ou não efetivo. Neste tipo de manifestação, o cliente deverá apresentar o número da ordem de serviço no primeiro atendimento.

 Accordion | FORMULÁRIO DA OUVIDORIA

Acesse aqui o formulário de contato com a ouvidoria

 Accordion | PERFIL DO OUVIDOR

Nome: Leci José Coimbra

Data da Nomeação: 17/01/2013

Resumo profissional: Leci José Coimbra, empregado da companhia desde 1985, é o atual Ouvidor da Empresa. Durante mais de 25 anos vem atuando na área de relacionamento ao público, destacando-se como Coordenador de Agência de Atendimento. A partir de Janeiro de 2013, passou a exercer a função de Ouvidor com o objetivo de aperfeiçoar a comunicação com o público externo e interno nas diversas áreas da instituição, tornando-a ética, honesta e sem preconceitos. Enquanto Ouvidor, é convicto do seu valor na clareza dos posicionamentos, bom senso e imparcialidade no que tange à conciliação das necessidades dos clientes e da Neoenergia Distribuição Brasília.


 Accordion | PERGUNTAS FREQUENTES

Quem pode registrar uma manifestação na Ouvidoria?
Qualquer pessoa física ou jurídica.

Quem pode registrar uma reclamação na Ouvidoria?
Todo titular responsável pela Unidade Consumidora, desde que já tenha o número de protocolo do primeiro atendimento.
 
Qual o tempo de resposta de uma manifestação?
Média 15 dias, conforme Art. 201 da resolução 574/2013 – ANEEL.
 
Posso registrar uma denúncia anônima?
Sim, a denúncia pode ser feita de forma anônima.
 
Posso resgatar a gravação feita com a Neoenergia Distribuição Brasília?
Sim, o arquivo fica a disposição até 90 dias.
 
Posso falar direto com o Ouvidor?
Sim, mas apenas pessoalmente, pois a Ouvidoria presencial fica no SIA – SETOR DE ÁREAS PÚBLICAS LOTE “C”

Legislação

Resolução 414/2010 – ANEEL​
Resolução 470/2011 – ANEEL
Resolução 574/2013 – ANEEL


Caminho do Entendimento: Neoenergia Distribuição Brasília

Aqui apresentamos o caminho para que suas manifestações sejam respondidas. 
Com esse caminho sendo seguido, temos a certeza de que chegaremos ao entendimento. 


 Accordion | 1º - SOLICITAÇÃO

​​Se você precisa:

Comunicar falta de energia:
- Acesse nossa Agência Virtual; ou 
- Utilize o aplicativo para smartphones Neoenergia Distribuição Brasília (disponível para Android ou iOS); ou
- Ligue 116.

Solicitar serviços:
- Acesse nossa Agência Virtual; ou 
- Utilize o aplicativo para smartphones Neoenergia Distribuição Brasília (disponível para Android ou iOS); ou
- Ligue 116.; ou


 Accordion | 2º - SOLICITAÇÃO NÃO ATENDIDA

​Se a sua solicitação não foi atendida ou o serviço foi realizado de forma inadequada:

Registre sua reclamação:

- Ligue 116; ou

Prazo de resposta: até 5 dias úteis. 

 Accordion | 3º - NÃO HOUVE SOLUÇÃO DO SEU PROBLEMA

​Se mesmo assim, não houve solução do seu problema:

Você pode fazer uma reclamação*.
- Ligue 0800 644 6116; ou
- Preencha o formulário online; ou
- Envie uma carta para Área de serviços públicos, Lote C, SIA. CEP 71.215-902 - Brasília-DF; ou
- E-mail para ouvidoria@ceb.com.br; ou
- WhatsApp da Ouvidoria**: (61) 98613-2893; ou
- Converse pessoalmente com a equipe da Ouvidoria*;
- Ouvidoria itinerante (conforme programação conjunta com o Governo do Distrito Federal).

PRAZO: conforme Art. 201 da resolução 414/2010 da ANEEL a Neoenergia Distribuição Brasília tem 15 dias para responder às manifestações dirigidas à Ouvidoria.

*Para registrar sua reclamação é necessário ter em mãos o protocolo de atendimento realizado pelo 116 ou do atendimento presencial.

**O horário de atendimento do WhatsApp e presencial da Ouvidoria é de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h.

 Accordion | 4º - OUTROS TIPOS DE MANIFESTAÇÕES

​Se você quer fazer outro tipo de manifestação:​

Você pode fazer uma sugestão, denúncia* ou elogio se nosso atendimento superou suas expectativas. 
- Ligue 0800 644 6116; ou
- Preencha o formulário online; ou
- Envie uma carta para Área de serviços públicos, Lote C, SIA. CEP 71.215-902 - Brasília-DF; ou
- E-mail para ouvidoria@ceb.com.br​; ou
- WhatsApp da Ouvidoria**: (61) 98613-2893; ou
- Converse pessoalmente com a equipe da Ouvidoria*.

PRAZO: conforme Art. 201 da resolução 414/2010 da ANEEL a Neoenergia Distribuição Brasília tem 15 dias para responder às manifestações dirigidas à Ouvidoria.

*Os dados do consumidor serão mantidos em sigilo

**O horário de atendimento do WhatsApp e presencial da Ouvidoria é de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h.

 Accordion | 5º - SOLICITAÇÃO NÃO ATENDIDA COM OS PASSOS ACIMA

​Caso você tenha seguido todas as etapas acima e o seu problema não tenha sido resolvido pela Neoenergia Distribuição Brasília de forma satisfatória:

Você pode fazer sua reclamação à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL):
- Acesse o site da ​ANEEL​ para outras opções de contato.

ATENÇÃO: Para fazer uma reclamação ao órgão regulador, é recomendado ter em mãos os protocolos de atendimento á Neoenergia Distribuição Brasília.