Tarifas

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Confira informações sobre a Tarifa da Energia Elétrica​

 Accordion | TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA

 Accordion | VALOR DA ENERGIA

 Accordion | COMO É DEFINIDA A TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA

 Accordion | COMO A TARIFA É ATUALIZADA

 Accordion | BANDEIRAS TARIFÁRIAS

 Accordion | JUROS E MULTAS

 Accordion | TARIFA BRANCA

Você sabe o que é Tarifa Branca?

A Tarifa Branca é uma nova opção tarifária que sinaliza a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo. Ao escolher a Tarifa Branca você passa a ter possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana. A partir de 01 de janeiro de 2020 a opção está disponível para as unidades consumidoras que são atendidas em baixa tensão (127, 220, 380 ou 440 Volts), denominadas de grupo B, tanto para novas ligações como para as existentes.

Sabe em quais situações é vantajoso mudar para a Tarifa Branca?

Antes de optar pela Tarifa Branca, você precisa fazer uma análise dos hábitos de utilização de consumo da energia elétrica ao longo do dia. Para os clientes residenciais, os aparelhos elétricos que mais contribuem com o consumo de energia são os chuveiros elétricos e os equipamentos como ar-condicionado, aquecedores e ferro de passar.  

Assim, a adesão à tarifa branca privilegiará o cliente que tem flexibilidade para consumir mais energia durante o período de 21:00h até 15:59h e REDUZIR O CONSUMO das 16:00h até as 20:59h. Quando não houver a possibilidade de concentrar grande parte do consumo diário fora do horário de pico [de ponta], o novo modelo de cobrança não tende a ser vantajoso. Para as residências em que os moradores trabalham, estudam, chegam em casa no início da noite, assiste à TV, liga o ar condicionado e toma banho com chuveiro elétrico, a tarifa branca não tende a ser a melhor opção.

Sabe como funciona a Tarifa Branca?

Você primeiro deverá solicitar a adesão pelos nossos canais de atendimento e confirmada a sua adesão, é instalado pela concessionária um novo medidor na sua unidade consumidora, aprovado pelo Inmetro, que registre o consumo de acordo com os horários em que a energia elétrica é utilizada.

Após a instalação, a leitura de consumo é verificada EM TRÊS HORÁRIOS: PONTA, INTERMEDIÁRIO E FORA PONTA e demostrados com seus respectivos valores de pagamento na conta de energia.

Ponta (das 18:00:00 às 20:59:59) 
Intermediário (das 16:00:00 às 17:59:59)
Fora de ponta (das 21:00:00 às 15:59:59)

Fins de semana e feriados o valor é sempre cobrado pela leitura de FORA PONTA.

Assim, se você adotar hábitos que priorizem o uso da energia no horário FORA DE PONTA, poderá haver a diminuição no consumo de energia elétrica, contudo caso o hábito de consumo não seja adequado à Tarifa Branca, ele poderá passar a pagar uma conta de energia mais cara, mesmo que não ocorra aumento no consumo de energia elétrica.

Importante!

Se você optar pela Tarifa Branca, é necessário que seja disciplinado o seu consumo de energia, pois só assim a economia na conta será possível. Por isso, caso o consumo de energia nos horários de Ponta (das 18:00:00 às 20:59:59) e intermediário (das 16:00:00 às 17:59:59) não sejam evitados, a adesão à Tarifa Branca poderá resultar em uma conta de luz MAIS ALTA que da tarifa convencional.

Atenção!

A opção pela adesão da Tarifa Branca não exclui a cobrança dos tributos, tais como ICMS, PIS e COFINS.  A cobrança desses itens é determinada por lei e regulada pela ANEEL.

Vale reforçar que a Tarifa Branca não se aplica aos consumidores residenciais de Baixa Renda, beneficiários de descontos previstos em Lei e à iluminação pública.

Mudou de ideia e quer voltar para a tarifa convencional?

Você poderá retornar a Tarifa Convencional por meio dos nossos canais de atendimento e vamos atender a sua solicitação em até 30 dias. Após o retorno à Convencional, uma nova adesão à Tarifa Branca só será possível após o prazo de 180 dias. 

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente através dos nossos canais de atendimento

Para mais informações sobre a Tarifa Branca, clique aqui​.


 Accordion | SERVIÇOS COBRÁVEIS

​Confira os Serviços Cobráveis (art. 102, 103 e 131 da REN 414/2010):

Serviços (em R$)MonofásicoBifásicoTrifásicoGrupo A
Vistoria7,2710,4120,8162,51
Aferição de medidor9,3715,6120,81104,20
Verificação do nível de tensão9,3715,6118,18104,20
Religação normal8,3111,44

34,36

104,20
Segunda via3,103,103,106,24
Segunda via de quitação anual de débitos3,103,103,106,24
Disponibilização de dados de medição (memória de massa)7,2710,4120,8162,51
Desligamento programado41,6662,51104,20208,40
Religação programada41,6662,51104,20208,40
Fornecimento pulsos potência e sincronismo7,2710,4120,8162,51
Comissionamento de obra21,8231,2262,44187,52
Deslocamento ou remoção de poste****
Deslocamento ou remoção de rede****
Visita técnica7,2710,4120,8162,51
Custo administrativo de inspeção124,94187,47312,464.166,44

*Objeto de orçamento específico (art. 103 da REN nº 414/2010)