Neoenergia Brasília alerta sobre segurança nas festas juninas

Cuidados com a rede elétrica devem ser redobrados no período, desde ligações provisórias para barracas até instalação de decoração

 

Brasília, 07 de junho de 2022 – Depois de um intervalo de dois anos, as festas juninas voltam a ser comemoradas em todo o país. Com isso, é importante que os organizadores dos eventos estejam atentos às medidas de segurança elétrica para prevenir ocorrências em residências e ambientes públicos, como quedas de luz e incêndios. Para que as festividades sejam realizadas com cautela, a Neoenergia Brasília destaca alguns cuidados necessários com a rede elétrica no período.

Uma das recomendações é manter distância de fios elétricos ao soltar fogos de artifício e na montagem de fogueiras. Isso porque o calor pode superaquecer a rede, provocar curtos-circuitos e partir a fiação. Em alguns lugares, essas atividades são proibidas, portanto é importante se informar antes de planejar as comemorações. Vale lembrar que soltar balão é crime em todo o território nacional.

 “É importante observar as orientações de segurança para que as festas sejam marcadas por diversão. Muitas vezes algumas práticas aparentemente comuns nesta época do ano podem colocar em risco a vida de quem trabalha e de quem se diverte durante as festas juninas, além de comprometer a qualidade do fornecimento de energia“, lembra Rosy Menezes, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Brasília.

Utilizar postes e equipamentos da rede elétrica como base para fixar decoração ou apoio para suportes de barracas, bem como realizar ligações improvisadas na rede elétrica, também pode ser perigoso. As bandeirinhas e outros enfeites devem ser de materiais não condutores de eletricidade e ficar a 1,5 metro de distância da rede. Já as ligações devem ser feitas somente por profissionais especializados da rede de energia local.

Para a montagem de barracas e demais estruturas, como palco, camarote e arquibancada, deve-se utilizar produtos de difícil combustão, devido ao risco de incêndio, além também manter a distância de segurança da rede elétrica, de 1,5 metro. Respeitar os requisitos de proteção ao utilizar disjuntores também é necessário, observando se são adequados para a carga elétrica. Para a instalação de aterramentos em todos os circuitos, os fios devem estar devidamente isolados, para que não entrem em contato com as estruturas, especialmente as metálicas.

Nas comemorações dentro de casa, a orientação é evitar as extensões e benjamins e optar pelo uso dos “filtros de linha". Respeitar os pontos de contato com a energia também é importante - bocais de lâmpadas, por exemplo, não devem ser usados como suporte para pendurar enfeites.