
A
Neoenergia Brasília apresentou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),
na quinta-feira (2), o plano de ações emergenciais para intensificar as
melhorias operacionais e de atendimento na prestação de serviço ao morador do
Distrito Federal. O compromisso para apresentação das medidas foi firmado na
quarta-feira (1º), durante reunião da direção da empresa com a agência
reguladora.
Para promover melhorias no
atendimento, serão abertas seis novas lojas de atendimento presencial, que se
somarão às 10 já existentes. A partir de segunda-feira (6), a população já terá
acesso aos serviços de atendimento presencial nas Regiões Administrativas do
Paranoá, Planaltina e São Sebastião. Outras três lojas serão abertas no
decorrer deste mês de dezembro. Além disso, os clientes continuam contando com
os canais digitais de relacionamento da empresa. Também serão implementadas
três unidades móveis de atendimento em locais de grande circulação, iniciando
já na próxima semana. O compromisso também é de aumentar em 30% a capacidade de
atendimento diário no call center através do 116. Para isso, a
Neoenergia reforçou o teleatendimento com mais de 50 colaboradores durante o
mês de dezembro.
Para agilizar as ações de
manutenção e prevenção do sistema elétrico, a Neoenergia Brasília já reforçou a
equipe operacional com mais de 320 profissionais. Desde o último sábado
(27/11), com o reforço tanto de mobilização local quanto de profissionais do
grupo Neoenergia vindos dos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio
Grande do Norte, a empresa ampliou sua capacidade operacional com mais de 600
trabalhadores, entre eletricistas, técnicos e engenheiros, o que representa
quase três vezes o efetivo regular.
"A Neoenergia
Brasília já possui em execução um plano de investimento robusto para o DF,
focado na melhoria da prestação de serviço e atendimento. Adicionalmente,
iniciamos um plano de atuação imediata para as próximas semanas no qual nos
comprometemos com ações de resultados de curtos prazos, dentre elas a
mobilização adicional de 320 profissionais para acelerar o atendimento da falta
de energia, a manutenção preventiva na rede e a realização de poda de
árvores",
afirma Frederico Candian, presidente da Neoenergia Brasília.
O Distrito Federal está
enfrentando um período chuvoso mais rigoroso em 2021. Dados do Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram um aumento de 400% na incidência
de descargas atmosféricas e acréscimo de 36% no volume de ventos, se comparado
a 2020. As intempéries interferem diretamente na no sistema elétrico,
comprometendo a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia. Para
reduzir o impacto na rede elétrica, o efetivo adicional iniciou ainda um
trabalho preventivo nas redes do Distrito Federal, o que ajudará a minimizar os
impactos do clima nas semanas que seguem.
Foram investidos cerca de
R$ 160 milhões em todo Distrito Federal para manutenção, modernização,
automação do sistema elétrico, infraestrutura e ligação de novos clientes, o
triplo do valor empregado no mesmo período do ano passado. Tem realizado outras
ações preventivas, como a poda de mais de 23 mil árvores, 30% maior que no ano
passado, instalação de 2,5 mil espaçadores de rede, substituição de mais de 100
quilômetros de rede depreciada e 37 disjuntores obsoletos de subestações.
Inaugurou ainda em outubro um Centro de Operações Integradas, que monitora em
tempo real o que se passa em toda a rede, podendo se antecipar a eventuais
gargalos e até mesmo operar o sistema à distância com alto nível de
confiabilidade, minimizando os impactos de eventuais interrupções de energia
para a população.
"Confiamos que todas
essas ações preventivas e os investimentos estruturantes já planejados
resultarão na melhoria da qualidade de energia e atendimento ao cliente desde
já e ao longo de 2022 de forma gradativa", completa Candian.
O COMPROMISSO FIRMADO – Confira abaixo o
compromisso firmado com a agência reguladora e com a sociedade brasiliense:
Apresentamos a seguir um
conjunto de ações já em curso ou que serão implementadas no curto prazo e que
visam trazer melhorias mais imediatas:
No âmbito da melhoria do
atendimento aos consumidores:
• Disponibilização de 3
Agências Móveis de Atendimento em locais de grande circulação com implementação
até do dia 06/12/2021;
• Reabertura de 6 lojas de
atendimento presencial, sendo 3 delas até do dia 06/12/2021 e as demais até o
final de dezembro de 2021
• Ampliação do Call Center
com acréscimo de mais de 50 atendentes, que representam um aumento de 30% no
quadro atual, a ser atingida até 30/12/2021.
No âmbito da melhoria da
continuidade do fornecimento:
• Reforço emergencial
temporário, até 17/12/2021, de até 180 profissionais de outros estados para
atuar no atendimento de falta de energia e acelerar a manutenção preventiva,
poda de árvore e instalação de espaçadores na rede;
• Mobilização emergencial
temporária, até 17/12/2021, da ordem de 30 profissionais terceirizados de
outros estados para atuação em manutenção com maior complexidade e reconstrução
de rede danificada por queda de árvores;
• Contratação estrutural
de novas empresas terceirizadas com cerca de 100 profissionais para reforço no
atendimento de falta de energia, execução de obras de melhoria e manutenção;
• Contratação estrutural
de nova empresa terceirizada com equipe da ordem de 30 profissionais para
reforço no atendimento à falta de energia;
• Contratação estrutural
de mais de 40 eletricistas próprios formados na escola de eletricistas da
Neoenergia/SENAI para atuação no atendimento de falta de energia;
• Contratação estrutural
de nova empresa terceirizada com cerca de 30 profissionais para realização de
poda de vegetação.