Neoenergia Brasília dá dicas de como se proteger de golpes virtuais associados a conta de luz


Conheça as principais estratégias e saiba como se defender dos cibercriminosos

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A crescente oferta de serviços por canais digitais tem facilitado a vida de consumidores de diversos segmentos. No entanto, o uso da tecnologia que proporciona conforto e comodidade requer bastante atenção e cuidados constantes dos usuários.

A Neoenergia Brasília preparou uma série de dicas para ajudar os clientes a conhecerem e se protegerem de eventuais tentativas de golpes virtuais. Confira:

  • A distribuidora não envia mensagens proativas nas redes sociais solicitando informações pessoais e financeiras dos seus clientes. Nos casos em que o internauta menciona o perfil da Distribuidora em uma postagem, nossos colaboradores podem fazer contato inbox, por meio do nosso perfil oficial @neoenergiabsb, para verificar casos pontuais do atendimento.

  • Caso desconfie de alguma mensagem, acesse diretamente o site ou entre em contato por meio dos canais de relacionamento.

  • Nunca clique em um link ou abra um anexo em uma mensagem que solicite informações confidenciais ou pagamentos. Provavelmente é uma tentativa de phishing (uma forma de fraude na internet, onde um hacker tenta fingir ser uma pessoa ou organização legítima com intuito de roubar informações).

  • Confira sempre os dados do perfil ou endereço de e-mail que enviou a mensagem, pois eles podem ser bastante similares ao original, mas sempre com modificações sutis, que podem identificar a fraude.

  • A Neoenergia Brasília envia mensagens de SMS com caráter meramente informativo sobre serviços ou pendências comerciais. Desconfie desse tipo de mensagem acompanhada de link.

  • Antes de concluir o pagamento de um boleto, confira se o nome da distribuidora está como destinatária do pagamento. Os golpistas podem alterar o código de barras, mas o nome do beneficiário, no caso de golpes, é de pessoa física.

  • A Neoenergia Brasília não envia mensagens proativas através do WhatsApp. Caso receba alguma solicitação da concessionária através deste canal, desconfie. O WhatsApp da empresa possui um selo de verificação embaixo do nome salvo e o único número disponibilizado para o atendimento aos clientes é (61) 3465-9318.

Nunca abra qualquer conteúdo, seja ele um link ou um arquivo anexo em uma mensagem suspeita nas redes sociais ou e-mail. Uma boa dica é não usar as mesmas senhas para o seu banco e outros sites e sempre ficar atento na hora de clicar em algum link recebido por qualquer meio de comunicação (e-mail ou rede social).

Para concluir, a distribuidora preparou em sua página na Internet algumas informações das empresas parceiras no processo de recuperação de crédito: https://www.neoenergiabrasilia.com.br/Paginas/Fornecedores.aspx.

CANAIS DE ATENDIMENTO NEOENERGIA BRASÍLIA – Os canais de atendimento ao cliente da Neoenergia Brasília estão preparados para passar orientações e registrar os serviços da distribuidora. Por esses meios, os consumidores também podem consultar quais são os postos de atendimento.

•​ WhatsApp (61) 3465-9318

Aplicativo para smartphones “Neoenergia Brasília”

•​ Site www.neoenergiabrasilia.com.br

•​ Atendimento via redes sociais (enviar mensagem privada para @neoenergiabsb no Instagram, Facebook e Twitter)

•​ Relacionamento com clientes: 116

•​ Atendimento presencial nas agências de atendimento no Paranoá, Planaltina, São Sebastião, Taguatinga, Samambaia e Lago Sul e com hora marcada nos postos do Na Hora