Neoenergia Brasília inaugura projeto de eficientização energética no campus da UnB em Ceilândia

​​​​Distribuidora implantou uma usina solar fotovoltaica de 140 kWp, além de realizar a troca mais de 3,5 mil lâmpadas ineficientes por LED

 

Brasília, 14 de abril de 2022 - A Neoenergia Brasília, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), inaugurou, na última quarta-feira (13), o projeto de eficiência energética do campus de Ceilândia. A ação, realizada por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da distribuidora e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), inaugurou uma usina fotovoltaica de 140kWp, além da troca de 3.543 lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED, 40% mais econômicas. A cerimônia contou com a participação do diretor-superintendente de relacionamento com o cliente da concessionária, Gustavo Alvares, e da reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura.

A economia prevista no projeto é de 343,03 MWh/ano, com um investimento do PEE de R$ 642.724,33. O empreendimento foi selecionado por meio da Chamada Pública de Projetos da distribuidora e, como contrapartida, a UnB implantou uma usina solar fotovoltaica complementar de 44 kWp no mesmo campus. Um investimento de R$ 174.019,28.

“A Neoenergia Brasília abre anualmente Chamadas Públicas para seleção de projetos de eficiência energética que irão compor o Programa de Eficiência Energética do ano seguinte, como foi o caso dessa ação para UNB, no campus de Ceilândia”, comenta Ana Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da concessionária. “O próximo edital de chamada Pública será publicado no próximo mês de outubro”, finaliza.

"Parabenizo o campus de Ceilândia que sempre nos orgulha. No marco dos seus 60 anos, a UnB investe e prioriza ações de sustentabilidade. Nós criamos um Comitê Permanente de Infraestrutura e uma das pautas é o desafio da manutenção das usinas fotovoltaicas. Pretendemos também fazer o monitoramento em tempo real da geração de energia”, afirma Márcia Abrahão Moura. “Vamos avançar e a Universidade está aberta e à disposição da Neoenergia”, finaliza.

OUTROS PROJETOS - A Faculdade UnB Ceilândia (FCE) é o terceiro campus da universidade eficientizado pelo Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Brasília. Além dele, os campi Darcy Ribeiro e do Gama também foram beneficiados por projetos de eficiência energética. O primeiro recebeu uma usina fotovoltaica de 150 kWp e teve 4.545 lâmpadas substituídas. Já o campus do Gama recebeu uma usina de 140 kWp e 3.476 lâmpadas. Com os três projetos, a Neoenergia Brasília e a UnB contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para combater a mudança climática e suas consequências, contribuindo com um futuro cada vez mais sustentável para todo o planeta.​