Famílias de São Sebastião recebem ações de eficiência energética

Projetos Energia mais Eficiente e Aulas com Energia da Neoenergia Brasília contribuem na redução da conta de energia elétrica

Com o objetivo de combater o desperdício e promover o uso eficiente e racional de energia elétrica, até o próximo sábado (18), a região administrativa de São Sebastião recebe o projeto Energia Mais Eficiente, uma iniciativa da Neoenergia Brasília que promove ações de eficiência energética nas comunidades de baixo poder aquisitivo do Distrito Federal. Unidades móveis da concessionária irão percorrer a comunidade, promover a troca de lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED, além de orientar a população sobre como utilizar racionalmente os equipamentos elétricos e economizar energia. A ação é voltada aos clientes residenciais, que podem trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, 40% mais econômicas. Para receber o kit de lâmpadas novas, os clientes residenciais, ou rurais-residenciais, devem residir na comunidade ou estarem cadastrados na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica), não possuir débitos com a concessionária, levar a conta de energia junto com a documentação de identificação do titular e até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes usadas (potência igual ou superior a 15W).

Um ponto fixo de troca também foi montado no estacionamento da Administração Regional, na Quadra 101 de São Sebastião. Esse local também recebe o projeto Aulas com Energia, com a presença da Unidade Móvel Educativa (UME) da Neoenergia Brasília. Em um ambiente cheio de curiosidades e tecnologia, a Unidade Móvel Educativa é equipada com geração fotovoltaica, geração eólica e experimentos interativos, tudo isso com a finalidade de apresentar os conceitos de eficiência energética e preservação ambiental de uma forma dinâmica, prática e impactante para os visitantes. O caminhão possui, no seu interior, uma série de equipamentos interativos como realidade aumentada, projeção mapeada e jogos. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer ainda, por meio de um expositor, os sistemas que compõe a geração fotovoltaica e eólica. Ao lado do caminhão da UME, uma tenda flexível disponibilizará experimentos e jogos interativos para interação dos visitantes, que, ao final da visita, receberão cartilhas com dicas de Eficiência Energética para economizar energia elétrica na sua residência.

A Neoenergia Brasília acredita na educação como principal vetor para a formação de hábitos relacionados ao uso eficiente e seguro de energia elétrica, assim como para o desenvolvimento de uma consciência cidadã que pensa na preservação ambiental e na economia familiar. “A atuação da Neoenergia Brasília, por meio dos programas de Eficiência Energética, busca a utilização racional da energia elétrica e de equipamentos mais eficientes, contribuindo para a preservação dos recursos naturais. Além disso, a atuação proporciona também ganhos sociais, uma vez que os clientes de menor poder aquisitivo, ao receberem equipamentos mais eficiente, têm a oportunidade de reduzir  o consumo de energia em suas residências, ajudando a reduzir o orçamento doméstico", afirma João Paulo Rodrigues, Diretor de Relações Institucionais da Neoenergia.

Para evitar a propagação do Coronavírus é obrigatório o uso de máscaras e manter o distanciamento de dois metros entre as pessoas.

​Essas iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Brasília, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As ações são viabilizadas em parceria com as regiões administrativas e entidades locais, e são voltadas aos clientes residenciais baixa renda.