Neoenergia Brasília realiza mutirão do “Energia Cidadã” na comunidade de Água Quente no Recanto das Emas

Além de buscar sustentabilidade com a regularização de energia, programa oferece ações de cidadania, segurança e eficiência energética para a população

energia-cidada.JPG

Em mais uma iniciativa que busca oferecer segurança e sustentabilidade nas comunidades em que o fornecimento de energia está sendo regularizado, a Neoenergia Brasília realiza, neste sábado (21), em Água Quente, no Recanto das Emas, o primeiro mutirão do programa Energia Cidadã. A distribuidora também está levando uma série de ações complementares que buscam estimular o desenvolvimento econômico, social e ambiental da população.

O trabalho em Água Quente começou na última segunda-feira (16) e, ao longo de toda a semana, a concessionária realizou as primeiras ligações regulares de energia elétrica para as famílias do local. Nessa primeira etapa serão mais de 420 famílias beneficiadas com o fornecimento de energia regular, com qualidade, confiabilidade e segurança, saindo definitivamente da clandestinidade. No total, mais de 1.900 moradias serão regularizadas na região.

O Energia Cidadã está alinhado com o Programa Energia Legal, do Governo do Distrito Federal (GDF). “A distribuidora regularizou a energia para mais de 28 mil famílias no último ano, levando desenvolvimento econômico, social e mais dignidade para essa parcela da população", explica o diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian. “Desenvolvemos uma série de ações sociais que buscam, principalmente, a conscientização dos clientes para que tenham uma relação saudável com a energia elétrica e disponibilizamos inúmeros benefícios que ajudam a adequação da capacidade de pagamento da conta de energia ao orçamento doméstico das famílias", completa.

O mutirão do Energia Cidadã traz ainda inúmeros outros benefícios. Os moradores do Recanto das Emas terão à sua disposição uma unidade móvel da Neoenergia Brasília no local. O evento vai oferecer todos os serviços técnicos e comerciais da distribuidora, como parcelamento de débitos, solicitação de danos elétricos, cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), troca de titularidade, ligação nova, entre outros.

O espaço contará ainda com uma tenda onde a população poderá participar de alguns programas de Eficiência Energética voltados para as comunidades carentes, como a troca de lâmpadas convencionais por modelos LED, além de orientar a população sobre como utilizar racionalmente os equipamentos elétricos e, assim, economizar energia.

A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e está voltada aos clientes residenciais, que podem trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED​, 40% mais econômicas. Para receber o kit de lâmpadas novas, os moradores residenciais ou rurais-residenciais devem residir na comunidade ou estarem cadastrados na TSEE – que concede até 65% de desconto na conta de energia. Para ter direito ao benefício, os clientes precisam atender aos critérios estabelecidos pela Aneel -, não possuir débitos com a concessionária, levar a conta de energia junto com a documentação de identificação do titular e até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes usadas (potência igual ou superior a 15W).

Em outro espaço, profissionais da Neoenergia Brasília estarão à disposição da população com orientações gerais e de segurança. A distribuidora vai oferecer também palestras com temas relacionados à segurança e à Tarifa Social de Energia Elétrica.

A criançada também vai poder aproveitar o mutirão do Energia Cidadã. A concessionária montará uma área com cama elástica, algodão-doce e pipoca.

DIREITOS E DEVERES - Com a regularização do fornecimento de energia, os moradores passam a ter direito a todos esses benefícios, mas também passam a ter deveres junto à distribuidora. Isso sem falar no fato de que, agora, eles têm um comprovante de residência. Após anos de utilização da energia elétrica de forma irregular, os consumidores agora terão, entre outros, o dever de manter suas contas de energia, e demais obrigações para com a distribuidora, em dia.

“Todas as nossas ações buscam a transparência na relação com o cliente. Para ter acesso aos benefícios que a distribuidora oferece, eles precisam honrar o pagamento da sua fatura", reforça o diretor-superintendente de Relacionamento com Clientes, Gustavo Álvares. “Não podemos deixar de lembrar que o furto de energia é crime e a distribuidora tem atuado fortemente no combate a essa prática em todo o Distrito Federal", finaliza.

PERIGO - A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso. Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga.

A distribuidora tem atuado diariamente no combate ao furto de energia elétrica. No primeiro ano de atuação em Brasília, a concessionária recuperou mais de 205,20 Gigawatt-hora (GWh) - suficiente para abastecer todos os clientes residenciais (aproximadamente 950 mil) do Distrito Federal durante um mês inteiro - em ações diárias em todo o Distrito Federal, impactando positivamente também, na segurança da população e na qualidade do fornecimento.​

SERVIÇO ​

Mutirão do Energia Cidadã em Água Quente
Data: 21/05