Neoenergia Brasília alerta para o risco de acidentes ao colher frutas em árvores próximas à rede elétrica

Antes de iniciar a atividade, a população deve sempre observar a existência de redes de energia próximas aos galhos das árvores

arvores-rede-eletrica.png

Brasília é conhecida por muitos como uma cidade parque. Atualmente existem mais de 3 milhões de árvores em todo o Distrito Federal, que embelezam a cidade, mas também fazem a alegria de crianças, jovens e adultos. Isto porque uma boa parte delas são árvores frutíferas, como mangueiras, abacateiros e jaqueiras, que estão espalhadas por todos os cantos da cidade.

Mas é preciso ter um cuidado adicional no convívio com as árvores. Nesta época do ano começa a temporada de mangas, talvez uma das mais populares frutas entre a população. Com o avanço da estação de chuvas, os frutos começam a amadurecer, sendo prática comum da população colhê-las diretamente das árvores.

A principal dica de segurança para esse período é que, antes de se aproximar das árvores para apanhar algum objeto ou catar frutas, é preciso se certificar que não existe nenhuma rede elétrica por perto. “Recomendamos que as pessoas mantenham uma distância mínima de 2,5 metros das redes elétricas e isso vale inclusive para a atividade de catar as frutas da estação nas inúmeras árvores que estão espalhadas pela cidade”, alerta a gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Brasília, Rosy Menezes. “É preciso observar se existe alguma rede elétrica antes de se aproximar de árvores para apanhar objetos ou colher frutas”, completa.

Mas o perigo não está presente apenas para aqueles que gostam de escalar as árvores em busca das frutas, pois inúmeros apanhadores para coleta de frutas estão à disposição da população em lojas de utilidades e materiais de construção. “Mesmo do chão é necessário observar se não existem fios passando por perto dos galhos das árvores. O morador nunca deve aproximar bastões ou hastes a uma distância inferior a 2,5 metros, pois esses objetos, mesmo de madeira, podem conduzir eletricidade. É importante aproveitarmos as frutas da estação que estão espalhadas pela cidade, mas devemos fazer isso sempre em segurança”, lembra Menezes.

arvores-frutas-rede-eletrica.png    arvores-frutas-rede-eletrica-.png

PODA DE ÁRVORES - Nunca faça poda de árvores que estiverem muito próximas ou até tocando a rede elétrica. Entre em contato com a Neoenergia Brasília por meio da central de teleatendimento (116) e solicite o serviço. A poda de árvores nessas condições é um serviço que deve ser realizado apenas por profissionais preparados e qualificados.

CONSTRUÇÃO E REFORMA - Ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames, pois eles são condutores de eletricidade. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a empresa que fornece energia para sua região.

ANTENA DE TV - Ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios e observe se o tempo está bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurála ou recuperá-la.

LIGAÇÃO CLANDESTINA (GATO)As ligações da rede elétrica devem ser feitas somente pelos eletricistas da Neoenergia Brasília, profissionais habilitados para esta finalidade. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.

PIPAS - Procure locais abertos e afastados da rede elétrica para empinar pipas.  Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças. ​