Neoenergia Brasília dá início às primeiras turmas da Escola de Eletricistas

escola-de-eletricistas-neoenergia-brasiliaIniciativa de formação profissional, pioneira no Distrito Federal, promove geração de emprego e renda e busca equidade de gênero, preenchendo 30% das vagas com estudantes mulheres 

Após passarem por um processo seletivo que envolveu 1.500 candidatos, inscritos em 24 horas, 75 alunos iniciam as aulas da primeira Escola de Eletricistas da Neoenergia Brasília. O evento virtual de lançamento ocorreu na tarde desta quarta-feira (25) e contou com mais de 100 participantes, entre alunos do curso, dirigentes e colaboradores da Neoenergia e os Secretários da Mulher e do Trabalho do Distrito Federal. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a executarem atividades em instalações elétricas em redes de distribuição de energia. A iniciativa integra o programa de geração de emprego de renda lançado pela distribuidora em 2021, com apoio do Governo do Distrito Federal. 

“Nós entendemos que precisamos ir além de ser uma empresa que apenas presta um serviço de qualidade à população. Nosso compromisso, ao assumir a gestão da distribuidora, é de investir, não apenas nos ativos da empresa, mas também nas pessoas do Distrito Federal. O lançamento da primeira turma da Escola de Eletricistas da Neoenergia Brasília é mais uma amostra da nossa preocupação com o desenvolvimento de pessoas, com o talento, com a diversidade. Esse é o caminho para conduzirmos nossa empresa e o Distrito Federal para o futuro”, afirmou Mario Ruiz-Tagle, CEO da Neoenergia, na abertura do evento. 

“Em linha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), da ONU, assumimos o compromisso de promover o crescimento e desenvolver o talento e capacidades técnicas e humanas no Distrito Federal”, comenta Frederico Candian, presidente da Neoenergia Brasília. “Desta forma, damos início ao curso de formação, que vai qualificar mulheres e homens e prepará-los para o mercado de trabalho. Mais que uma simples formação profissional, as alunas e alunos terão uma real oportunidade de integrar o quadro funcional da distribuidora ou das nossas empresas parceiras prestadoras de serviço”, conclui Candian. 

Em nome da inclusão profissional e equidade de gênero, 30% da turma foi preenchida por estudantes do gênero feminino. “A Neoenergia Brasília busca promover a inclusão profissional e a equidade de gênero em uma profissão antes dominada por homens e, anteriormente, vista predominantemente como masculina. A Escola de Eletricistas chega para inserir mais mulheres no mercado e desfazer uma percepção ainda distorcida da sociedade”, afirma João Paulo Rodrigues, diretor de Relações Institucionais da Neoenergia. O pioneirismo do grupo em promover, no Brasil, a educação e o desenvolvimento profissional para as mulheres já foi, inclusive, reconhecido internacionalmente pela ONU Mulheres como um exemplo a ser seguido. 

A Neoenergia Brasília se mantém em constante busca de profissionais qualificados em diversas áreas de atuação e na geração de emprego no Distrito Federal, tendo, somente nesses 6 meses, já contratado mais de 170 novos colaboradores e aumentado a força de trabalho das contratadas em mais de 80 colaboradores. “A Escola de Eletricistas é uma excelente porta de entrada de profissionais qualificados para atuar diretamente na atividade fim da empresa”, lembra Candian. “Nossa expectativa é de contratar ainda mais profissionais e aumentar a força de trabalho das contratadas nos próximos meses para suprir nossos investimentos previstos no Distrito Federal”, revela Frederico Candian. 

Em decorrência da pandemia, as disciplinas teóricas serão ministradas remotamente. As aulas online poderão ser acessadas por meio de computadores, smartphones ou tablets. As aulas práticas serão presenciais, em ambientes abertos e seguindo os protocolos sanitários, conforme as normas de saúde e segurança. Haverá obrigatoriedade do uso de máscaras, o distanciamento de dois metros entre os alunos e as orientações de prevenção ao Covid-19. 

APOIO – Com aulas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai-DF, a iniciativa tem o apoio do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria da Mulher e da Secretaria do Trabalho. 

Para a Secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Ericka Filippelli, a iniciativa é um excelente exemplo empresarial, que deve ser perpetuado. “Essa é uma iniciativa importante e fundamental para a promoção da mulher do Distrito Federal, principalmente no eixo de autonomia econômica e enfrentamento à violência. A formação e qualificação profissional são essenciais para o empoderamento, autonomia, independência e possibilidade de escolha, princípios defendidos por nós”. 

Já o Secretário de Estado de Trabalho do Distrito Federal, Thales Mendes Ferreira, lembra que iniciativas como essa estão em linha com a atuação da pasta no desenvolvimento e o fortalecimento da formação profissional para o estado. “A Escola de Eletricistas está em perfeita aderência às políticas de qualificação profissional instituídas pela SETRAB, promovendo qualificação social e profissional e promovendo a empregabilidade de mulheres e homens do Distrito Federal”, afirma. 

OPORTUNIDADES – Existem, ainda, outras oportunidades de emprego na Neoenergia Distribuição Brasília. Por meio do endereço https://www.vagas.com.br/vagas-de-neoenergia-brasilia-, estão abertas vagas para contratação de profissionais de diversas formações acadêmicas de curso superior, além de técnicos e eletricistas. 

PROGRAMA DE ESTÁGIO – Também estão abertas as inscrições para seleção do Programa de Estágio 2021. Para atrair novos talentos e dar mais dinamismo ao processo, as vagas ficarão disponíveis no portal de vagas da empresa https://www.neoenergia.com/pt-br/pessoas-e-talentos/nosso-programa-de-estagio/Paginas/default.aspx durante todo o ano. Esse modelo traz benefícios para os candidatos, permitindo que o recrutamento seja mais amplo e assertivo. As inscrições podem ser realizadas tanto para as oportunidades já disponíveis no momento, quanto para futuras vagas na Neoenergia. Além disso, a atualização de currículo pode ser realizada ao longo do ano, possibilitando a inserção de novas formações pelos candidatos e ampliando as chances de entrada na companhia. 

Além de inscrever o currículo no Programa de Estágio, os estudantes poderão criar alertas para as áreas desejadas, recebendo um e-mail informativo quando houver a abertura da oportunidade. Os programas de emprego e renda estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) número 8 – Trabalho Descente e Crescimento Econômico. 

PÍLULA DE SEGURANÇA NEOENERGIA BRASÍLIA – Para realização de serviços em sua residência, contrate sempre profissionais qualificados. Durante o serviço, o uso de equipamentos de proteção individual e coletivo são requisitos fundamentais para redução dos riscos. ​