Neoenergia Brasília lança “Energia Cidadã” com regularização no fornecimento da energia a moradores do Morro da Cruz

Buscando comunidades mais sustentáveis após a regularização da energia nas comunidades, o programa proporciona ações complementares de cidadania, segurança e eficiência energética nas localidades 

neoenergia-morro-da-cruz

  

A Neoenergia Brasília lançou, nesta terça-feira (21) o Energia Cidadã, uma iniciativa que busca proporcionar mais segurança e sustentabilidade nas comunidades em que o fornecimento de energia foi regularizado. Comprometida com os ODS da ONU, a concessionária, após a regularização das moradias, levará uma série de ações complementares que buscam estimular o desenvolvimento econômico, social e ambiental da população. ​

O projeto conclui as primeiras ligações regulares da energia elétrica para as famílias que moram no Morro da Cruz, em São Sebastião. Ao todo, serão mais de 20 mil famílias beneficiadas com o fornecimento de energia regular, com qualidade, confiabilidade e segurança, saindo definitivamente da clandestinidade. A ação está alinhada com o Programa Energia Legal, do Governo do Distrito Federal (GDF) 

Mas a ação da Neoenergia Brasília não para por aí. Os clientes regularizados terão acesso a inúmeros outros benefícios proporcionados pela distribuidora, como cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica, participação dos programas de Eficiência Energética voltados para as comunidades carentes e inclusão das localidades nas ações desenvolvidas pela concessionária e voltadas à segurança, ao consumo consciente e ao voluntariado. 

Para o diretor-superintendente de Relacionamento com Clientes, Gustavo Álvares, “é uma grande alegria participar dessa segunda etapa no processo de ligação das primeiras ligações regulares no Morro da Cruz. Neste momento, trazemos para os primeiros moradores do Morro da Cruz não apenas a regularização no fornecimento de energia. Estamos conectando pessoas, trazendo mais segurança, saúde, cidadania e dignidade para todos”. 

PARCERIA COM O GDF

Essa é mais uma parceria da Neoenergia Brasília com o Governo do Distrito Federal buscando o desenvolvimento da capital do país. “A atuação de nossas equipes só foi possível com a sinalização positiva do Energia Legal para que pudéssemos atuar no Morro da Cruz, implantando primeiro a infraestrutura elétrica e agora trazendo para a população a tão sonhada regularização no fornecimento da energia. Uma ação extremamente positiva, que contou com o apoio dos órgãos envolvidos e grande parceria com a Administração Regional de São Sebastião”, lembrou a gerente de Relações Institucionais e Governamental, Juliana Pimentel. 

“O Energia Legal foi criado para levar as redes de energia elétrica a todas as comunidades passíveis de regularização”, lembrou o coordenador do Energia Legal, Leonardo Firme. “Esse é o reconhecimento do governo da necessidade de fazer um atendimento diferenciado à essa população que vive em áreas consolidadas e ainda não têm sua energia regularizada”, completou. 

Esse é um momento extremamente importante para São Sebastião, que hoje é uma das regiões administrativas onde há grandes investimentos em sua infraestrutura. Ela servirá de exemplo para todas as cidades do Distrito Federal, recebendo agora uma energia regular e de segurança. ​

Para o Administrador de São Sebastião, Alan Valim, “o Energia Legal foi criado com a missão de resolver o problema das ‘gambiarras’ que existe nas comunidades que vivem em situação irregular, trazendo mais segurança, conforto e qualidade de vida para essas famílias. O encerramento hoje dessas ligações irregulares vem coroar o trabalho de todos os órgãos envolvidos nessa luta, que tanto beneficiará a população”. 

BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇÃO 

“Com o Energia Cidadã, vamos levar desenvolvimento econômico, social, ambiental e mais dignidade para a população, após a regularização da energia. Desenvolvemos uma série de ações sociais que buscam, principalmente, a conscientização dos clientes para que tenham uma relação saudável com a energia elétrica e disponibilizamos aos clientes regularizados inúmeros benefícios que ajudam a adequação da capacidade de pagamento da conta de energia ao orçamento doméstico das famílias”, comenta Alvares. 

Os clientes regularizados podem se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede até 65% de desconto na conta de energia. Para ter direito ao benefício, os clientes precisam atender aos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Atualmente, cerca de 27 mil famílias no Distrito Federal são classificadas como baixa renda e têm direito ao benefício. Os moradores do Morro da Cruz também serão orientados quanto à necessidade de adequações e manutenções nas instalações internas dos imóveis. 

Após o processo de regularização, os clientes também serão beneficiados com ações do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel. Os moradores do Morro da Cruz serão contemplados com troca de lâmpadas LEDs e substituição de refrigeradores antigos por novos. As doações dos equipamentos têm a finalidade contribuir com a economia de energia dos consumidores. A população local também será orientada com dicas de uso seguro e eficiente da energia. 

DIREITOS E DEVERES DO CONSUMIDOR

Com a regularização do fornecimento de energia nas comunidades, os moradores passam a ter direito a todos esses benefícios, mas também passam a ter deveres junto à distribuidora. Após anos de utilização da energia elétrica de forma irregular, os consumidores agora terão, entre outros, o dever de manter suas contas de energia, e demais obrigações para com a distribuidora, em dia. 

“Todas as nossas ações buscam a transparência na relação com o cliente e para ter acesso a todos os benefícios que a distribuidora oferece, os clientes precisam honrar o pagamento da sua fatura de energia. Não podemos deixar de lembrar que o furto de energia é crime e a distribuidora tem atuado fortemente no combate a essa prática em todo o Distrito Federal”, reforçou Alvares. ​