Neoenergia Distribuição Brasília reúne empresas de telefonia, internet e TV a cabo para orientar

​Recomendação sobre o compartilhamento de infraestrutura contou com mais de 100 participantes, apresentou normas técnicas de segurança e de ocupação estabelecidas pela distribuidora e abriu importante canal de comunicação com as operadoras 


  

Neoenergia Distribuição Brasília realizou um workshop sobre uso mútuo de postes e dutos para as empresas de telefonia, internet e TV a cabo, que compartilham a infraestrutura da distribuidora. O evento ocorreu de forma 100% online e contou com mais de 100 participantes, entre eles as principais operadoras que atuam no setor. 

O evento teve como objetivo principal falar sobre a ação iniciada pela Neoenergia Distribuição Brasília no último mês, para que as empresas de telefonia, internet e TV a cabo, que compartilham a infraestrutura da distribuidora, realizem o ordenamento da fiação de telecomunicações nos postes do Distrito Federal. 

No evento, a concessionária aproveitou para falar sobre a importância dos treinamentos de segurança teóricos e práticos necessários a quem intervém em instalações elétricas, apresentar brevemente o normativo estabelecido pela distribuidora e abrir um canal de comunicação com as operadoras para que as empresas possam buscar a regularização de seu cabeamento. 

"Realizamos esse workshop para tratar sobre o compartilhamento de infraestrutura e sobre a ação de ordenamento dos cabos das Telecoms de forma transparente, estreitando o relacionamento com as empresas", comenta Caio Cesar Melo, Gerente de Relacionamento com Grandes Clientes da distribuidora. "Nosso intuito é possibilitar que o uso mútuo seja harmônico e não prejudique nem as redes de energia nem a prestação do serviço por parte das empresas", completa. 

"A legislação determina que as empresas ocupantes devem zelar e cuidar pela infraestrutura compartilhada e essa ação (de ordenamento) é importante, primeiramente pela segurança dos trabalhadores envolvidos nessas atividades. Para Neoenergia, a segurança é um valor e as empresas que compartilham nossa infraestrutura precisam estar totalmente adequadas com as normas vigentes", destaca Hudson Thiago, gerente de Processos de Redes da Neoenergia Distribuição Brasília. "O workshop trouxe essa visão para as empresas de telecomunicações e informou que a fiscalização irá se intensificar nos próximos dias", complementa. 

“Essa é uma ação de extrema relevância para o ordenamento das fiações em todo o Distrito Federal. Nosso evento contou com mais de 100 participantes e, nele, algumas empresas já autodeclararam não possuir contrato e usar nossas estruturas à revelia”, comenta Antônio Carlos Queiroz, diretor-superintendente Técnico da Neoenergia Distribuição Brasília. “Depois do workshop, quatro delas já submeteram a documentação para firmar contrato e regularizar suas redes, trazendo ganhos em segurança e ajudando a reduzir a poluição visual que a ocupação irregular e desordenada causa nas ruas da nossa cidade. O objetivo é regularizar 100% das empresas. Nas fiscalizações a serem realizadas em campo, as empresas não regularizadas terão suas redes removidas dos postes”, reafirma. 

  

SOBRE A AÇÃO DE ORDENAMENTO As equipes da Neoenergia Distribuição Brasília escolheram a região do Park Sul para iniciar a operação de ordenamento das redes de telecomunicações. Nessa região, a distribuidora já realizou o levantamento das estruturas existentes, mapeando previamente as irregularidades. As atividades contam com o suporte de equipes técnicas da distribuidora para remoção do cabeamento instalado irregularmente nos postes da concessionária. 

Conduzida pela concessionária e informada com antecedência para as empresas de telefonia, internet e TV a cabo que possuem contrato com a distribuidora para compartilhamento da infraestrutura, a operação é necessária para garantir que os fios de telecomunicações instalados nos postes não representem risco de segurança à comunidade e prejuízo ao fornecimento de energia elétrica. As empresas que fornecem esses serviços têm, portanto, um prazo estipulado para realizarem as adequações e, aquelas que não cumprirem a determinação, terão as redes irregulares removidas. 

É possível conferir quais as empresas possuem contrato de compartilhamento de infraestrutura com a distribuidora. A relação de todas as empresas com contrato vigente está disponível no site da empresa (www.neoenergiabrasilia.com.br) e pode ser consultada por todos na aba Atendimento / Empresas de Telecom. 

Essa operação de ordenamento de fios e cabos compartilhados vai se repetir em todas as regiões do DF nos próximos meses. A população pode colaborar enviando relatos de onde haja possíveis irregularidades em fios e cabos de telefonia e internet por meio do telefone 116 ou por meio do envio de mensagem direta nas nossas redes sociais (@neoenergiabsb, no Instagram, Facebook e Twitter). 

Devido ao período da Covid-19, a ação será realizada obedecendo todos os padrões de segurança necessários, com equipes dimensionadas para realização da atividade em distanciamento seguro e com equipamentos de proteção. 

DICAS DE SEGURANÇA NEOENERGIA DISTRIBUIÇÃO BRASÍLIA 

Fio energizado no solo representa um grande perigo para quem passa na rua. Se encontrar um fio partido não se aproxime, isole a área e comunique imediatamente a distribuidora de energia por meio do report de acidentes com a rede elétrica do WhatsApp (61. 3465-9318) ou ligando para o 116. 

WHATSAPP NEOENERGIA DISTRIBUIÇÃO BRASÍLIA 

Confira o novo canal de atendimento disponibilizado pela Neoenergia Distribuição Brasília. Agora você pode utilizar o WhatsApp para solicitar segunda via de conta, solicitar religação, informar falta de energia, reportar acidentes com a rede elétrica, entre outros. Basta enviar uma mensagem via aplicativo para 61. 3465-9318 que a gente resolve para você.