Neoenergia recebe representantes das 33 administrações regionais


Em encontro, a empresa anunciou ações para ampliar os canais de relacionamento com os administradores e lideranças comunitárias. O objetivo é reforçar o compromisso com a prestação de um serviço cada vez melhor à população

 

A Neoenergia Brasília recebeu os administradores regionais do Distrito Federal para apresentar as iniciativas que intensificam a parceria da concessionária com o poder público e as ações já desenvolvidas pela empresa desde março deste ano, quando assumiu a gestão da distribuição de energia elétrica em Brasília. O encontro aconteceu no auditório da sede da companhia na capital, localizada no edifício ParkShopping Corporate, e contou com o apoio da Secretaria de Governo do Distrito Federal (SEGOV). A SEGOV, por meio da Secretaria Executiva das Cidades (SECID), fica responsável pela coordenação das administrações regionais.

Entre as ações anunciadas, a empresa assumiu o compromisso de se reunir, a partir de dezembro, com todas as administrações regionais, em coordenação com a SECID, para conhecer melhor as especificidades de cada região. A ideia é estabelecer rotinas de identificação de situações críticas nas regiões administrativas com informes à Neoenergia, ao mesmo tempo em que os administradores regionais divulguem os canais de atendimento da empresa à população de suas regiões e informações relevantes à comunidade. Na oportunidade, a companhia reforçará seu canal de atendimento com o poder público e planeja uma ferramenta de atendimento às lideranças comunitárias, que conhecem o dia a dia da comunidade e suas dificuldades. Outro ponto abordado pela Neoenergia no encontro foram as ações de combate ao roubo de energia e furtos de ativos, como cabos de cobre, por exemplo.

Desde que assumiu a gestão da distribuição de energia no Distrito Federal, a Neoenergia apresentou resultados importantes. Foram investidos cerca de R$ 130 milhões para modernizar as redes, o triplo do valor empregado no mesmo período do ano passado. Entre os investimentos estão a inauguração de um novo e mais moderno Centro de Operações Integradas, que monitora em tempo real as ocorrências em toda a rede elétrica, podendo se antecipar a eventuais gargalos e até mesmo operar o sistema à distância com alto nível de confiabilidade, minimizando os impactos de eventuais interrupções de energia para a população.

​A empresa investiu ainda na instalação de 168 chaves automatizadas, 26 esquemas de Self-Healing e um esquema TAL (transferência automática de linha), equipamentos que permitiram, entre outros benefícios, reduzir o tempo de atendimento aos chamados dos clientes. Esses investimentos já refletem em melhorias reais no sistema. Em situações de interrupções, a companhia recompõe a energia elétrica a 68% de seus consumidores em até uma hora. Em até três horas, esse número salta para 92%. Além dos investimentos em modernização e ampliação, a Neoenergia também atuou em manutenção preventiva. Inspecionou 100% das redes elétricas, realizou poda preventiva em cerca de 9,7 mil árvores, substituiu mais de 100 quilômetros de redes depreciadas e 37 disjuntores obsoletos de subestações, instalou 2,5 mil espaçadores e colocou em ação um plano de contingenciamento para o período de chuvas, iniciado em setembro.

No encontro com os administradores, a Neoenergia apresentou também uma radiografia do sistema de distribuição de energia elétrica do DF. A empresa está presente em 18 estados e no Distrito Federal, com cinco distribuidoras e 15 transmissoras que atendem 37 milhões de clientes, dos quais 1,1 milhão em Brasília. Na capital, a empresa possui 42 subestações, mais de 1.100 quilômetros de linhas de transmissão, cerca de 828 colaboradores diretos e 1,1 mil prestadores de serviços.

A gerente de Relacionamento Institucional da Neoenergia Brasília, Juliana Pimentel, destacou no encontro a importância da parceria com as administrações regionais e a Secretaria das Cidades do Governo do Distrito Federal (GDF). “É fundamental que os administradores, que são líderes e formadores de opinião nas regiões, estejam bem informados sobre o que a distribuidora já fez e segue fazendo no DF. Foi uma reunião extremamente positiva e que representa um passo importante para fortalecermos o compromisso de um serviço com mais segurança e qualidade à população do Distrito Federal", disse Pimentel.

Para o gerente de Atendimento a Clientes da Neoenergia Brasília, Alex Ventura, outra vantagem do encontro foi “ouvir as demandas das administrações e certificar-se que os pontos levantados nas discussões estão no planejamento da empresa para melhorar o relacionamento com o cliente". Já o gerente de Grandes Clientes, Caio Melo, destacou a importante troca de informações entre a empresa e o poder público. “O diálogo é um passo essencial para o desenvolvimento do relacionamento junto ao cidadão na ponta, que é representado pela figura do administrador regional", comentou Melo.​